quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Pessoas com capacidades especiais

Hoje vamos falar das pessoas do meu conhecimento, portadoras de capacidades especiais:
Capacidade de amar, de se preocupar, de sentir, de calar, de ouvir, de perseverar, de suportar inúmeras frustrações, de se adaptar às pessoas e realidades diferentes…, de se divertir, de fazer rir, de fazer chorar…
Muitos insistem em ignorá-los. Eu agradeço todos os dias a bênção de poder participar intensamente de alguns momentos das suas vidas.
Reunião!!!
A direcção faz reunião, a mãe chega tarde porque está numa reunião, o pai foi a uma reunião, reunião dos monitores, etc...
Ups! Reunião deve ser algo importante…
Mas, para gáudio de todos, também eles começaram a ser “convocados” para reuniões semanais…Psicoterapia de grupo para jovens e adultos com NEE na APPACDM de Lisboa
2003/2007. Foram cinco anos a ouvir, falar, rir…desabafar:

_“ Sinto-me triste, uma angústia, sinto-me muito mal.
Meu tio está em estado de coma, no Hospital da Praça de Espanha.
Sinto-me triste. Eu estou a trabalhar mas o meu pensamento está lá…”

_“Está a correr tudo bem. No fim da outra semana vou ter resposta do outro curso. Eu gosto de estar aqui, mas é uma pena que não tenha o curso que eu quero. Eu gosto tanto de trabalhar…”

_“Eu gostaria de mudar de sala este ano…”

_”Ia tirar o café para mim, mas as moedas caem…
Quando a máquina não está a trabalhar, nunca tomo café…”

_”Se eu fosse rico, ia viajar. Não tenho dinheiro mas já fui à Suiça, à França e à Holanda. Gosto de estar cá. Ontem não vim. Fui à médica fazer análises. Estou bem…”

_” Olha para a minha barriga…Eu faço dieta. O médico recomendou, tem que se seguir o médico. Perguntou se eu bebo bebidas alcóolicas.Nunca bebo, por causa do fígado…”

_”esta semana fiquei em Lisboa a cuidar da mãe doente…”

Nós, seres humanos, bem lá no fundo, somos todos iguais: sentimos, pensamos e agimos…
Quer saber mais? Volta a visitar o meu blogue .

Sem comentários: