terça-feira, 14 de abril de 2009

Era uma vez...

De repente dei por mim sentada na cama ao lado da cama do António a dizer:
"Era uma vez…"
O António não tem qualquer família, ou melhor não tinha até ao dia em que me apercebi de que mais do que uma terapeuta ele precisava de Amor de mãe.
E porque não?...Se há mães de aluguer, se há mães adoptivas também é possível haver o desempenho “profissional” de um papel de mãe que mesmo tardiamente venha consolar e encher um coração.
Você é meu…Eu te amo…Digo-lhe tantas vezes ao ouvido
E vejo os seus olhos a brilhar, vejo-o a correr para mim num abraço franco, o mais verdadeiro que eu recebo todos os dias em que o encontro .
Vamos passear, só nos dois, sentar no Jardim como qualquer famíla. As pessoas passam por nós. Ele já não esta só…As suas noites já não são tão vazias, tão desprovidas de propósito.
Na instituição onde vive, o António tem tudo o que precisa, inclusive amor, mas lhe faltava a sensação maravilhosa de pertencer a…
Férias da Páscoa. Alguns residentes visitam seus familiares.
Para os residentes que permanecem na Instiuição tentamos dar o nosso melhor; são acarinhados, cuidados, apoiados…
Ao lado da cama do “Tó” começo, quase que espontaneamente, uma história. Ele nem cabe em si de tanta alegria…
Não foi a psicóloga não que actuou; foi o meu instinto maternal a funcionar em pleno.
Por vezes é tão fácil fazer alguém feliz!!!...
Imagem: Almada Negreiros (Maternidade)

3 comentários:

Andrea Porto disse...

Como é bom o ser humano sentir-se amado e respeitado. A vida ganha cor e magia...o nosso percurso não é tão solitário pois temos um ombro companheiro que aceita a diferença.que olha para nós e não vê apenas as mazelas,a rebeldia!
António é de facto um "menino" muito especial. António tem olhos de gato e sorriso de criança.
querida Alcione simplesmente: obrigada por ser quem é.
um grande beijinho da sua amiga e companheira de luta
Andréa Porto

Anónimo disse...

UMA UNICA PALAVRA UM UNICO GESTO È , FOI , E , SERA PARA O FAZER FELIZ .pois tal como o ANTONIO CRUZ (TOTO) para alguns . tambem estou triste a miha MAE partiu foi fazer companhia a todas as MAES do MUNDO que estam e estaram no CEÚ a olhar pelos seus. UM ABRAÇO DRA ALCIONE CONTINUE A SER A MAE DE TODOS OS ANTONIOS QUE HAJAM NO MUNDO . OBRIGADO armando soares

Micaela disse...

Olá Dra! Li o seu texto sobre o nosso, que também é só seu Tó... Bonito, simples e emotivo. Existem muitas mães. O Tó pode não ter uma biológica, mas tem a mais importante e significativa de todas, a mãe amor... você!!! Este texto é a prova que enventualmente faltava aos meus olhos para perceber o quanto os seus olhos vêem no Tó. Depois de uma semana intensa de trabalho, eu vi que o Tó não podia ter melhor mãe do que voçê... OBRIGADO pela ajuda, OBRIGADO pela aprendizagem... =) *s Micaela.